Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Flamboyant; muita sombra, muitas flores

O Flamboyant é uma árvore que pode atingir a altura de 10 a 12 metros. Embora a altura não seja considerável, a sua copa pode se tornar muito larga e frondosa. A espécie, Delonix regia, tem origem na África e adaptou-se às regiões tropicais e sub-tropicais da América.



Um Flamboyant ainda jovem em período de floração. Imagem: Cláudio Gontijo




É muito utilizado como planta ornamental em função da beleza das suas flores avermelhadas. No entanto suas raízes fortes atingem também a superfície do solo, sendo capazes de destruir passeios e construções. Por isso são ideais para serem plantados em parques e campos abertos.



Flor do Flamboyant (existem tonalidades mais claras, amareladas). As sépalas estão localizadas mais ao centro da flor. Imagem web



As flores surgem entre os meses de outubro a dezembro. Elas são protegidas por sépalas (estruturas foliáceas menores que protegem diretamente a parte central da flor) e por pétalas (posição externa em relação às sépalas). Estas estruturas reprodutoras dão origem a vagens (leguminosas) que, por sua vez, irão originar as sementes. As sementes são muito duras e é necessário tirá-las de um estado de "dormência", colocando-as em água pura por um período de 24 horas. Após plantadas elas germinam em cerca de 15 dias.




A vagem seca do Flamboyant. Imagem: Cláudio Gontijo





Sementes no interior da vagem. Imagem web














Nenhum comentário: