Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

terça-feira, 5 de outubro de 2021

Nyctidromus albicollis , o Curiango-comum

Curiango-comum ou bacurau, como são conhecidos,  são aves de hábitos noturnos que vivem nas bordas das matas, matas ciliares dos rios, no cerrado, em campos modificados para o cultivo. Vivem em uma ampla área que vai desde a América Central até o norte da Argentina.

Durante o dia eles preferem a vegetação mais fechada onde costumam ficar praticamente imóveis e camuflados entre as folhas. Quando a noite vai se aproximando eles pousam em áreas mais abertas à procura de alimento. Embora permaneçam boa parte do tempo no solo, são voadores de grande habilidade devido às suas asas vigorosas. Capturam grande quantidade de insetos ao pousar ou durante o voo ao abrir largamente o bico (besouros, mariposas, formigas, gafanhotos). Costumam ser vistos mais facilmente nas estradas à noite, voando de um ponto ao outro quando são incomodados.




O pássaro no chão, camuflado, como é seu hábito. 


O seu ninho também é feito no chão, sem muitos ramos. Em uma meia tigela no solo depositam em média 1 ou 2 ovos que vão eclodir em 3 semanas. Os filhotes permanecerão mais 3 semanas no ninho. Durante este período são alimentados pelo macho (que também se reveza com a fêmea chocando os ovos). Os filhotes vão se arriscando a voos ocasionais e, quando retornam ao ninho, pelo aprendizado, permanecem imóveis e camuflados, protegendo-se dos predadores.



O ninho com dois ovos, no chão.


O canto do Curiango é característico. Pode ser ouvido com mais frequência nos períodos mais quentes do ano, onde a disponibilidade de alimento é maior. Muitos apreciam o som deste canto em meio às noites do sertão, onde são ouvidos em vários pontos. Algumas lendas costumam envolvê-lo.