Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

terça-feira, 14 de abril de 2020

Aedes aegypti, o mosquito do Egito

O mosquito é natural do Brasil?

O mosquito Aedes aegypti é originário do Egito. Existem várias espécies do gênero Aedes causadoras de doenças, geralmente espalhadas por regiões tropicais do planeta. O Aedes aegypti, mosquito egípcio, chegou até a África e, a partir deste continente, espalhou-se para as Américas trazido por colonizadores europeus. 






Porque o Aedes se reproduz em maior número no verão?

O aumento da temperatura terrestre favoreceu a multiplicação dos insetos de um modo geral (observe como pulgões, gafanhotos, aumentaram). Com o mosquito Aedes aegypti não foi diferente. No Brasil os verões chuvosos e quentes  formam o ambiente ideal para a reprodução desta espécie. Neste período o seu ciclo reprodutivo fica mais curto e apresenta maior velocidade. A melhor temperatura para a sua multiplicação ocorre em torno de 30 graus. Reproduções mais rápidas, mais mosquitos, mais contaminações. Temperaturas mais baixas tornam o ciclo 5 vezes mais lento.


Porque há necessidade de sangue?

Após o cruzamento entre o macho e a fêmea ocorre a fecundação.  A cópula pode ocorrer durante o voo ou em superfícies planas. A fêmea é capaz de sugar sangue antes da cópula, em menor escala, mas após a fecundação busca a hematofagia de forma voraz para que ocorra a maturação (formação) dos ovos no ovário e o seu desenvolvimento completo. O sangue possui nutrientes (proteínas específicas) que favorecem os ovos. Sem sangue não ocorre o seu desenvolvimento. A maturação dos ovos ocorre em 2 dias (48 horas).




Ciclo reprodutivo simplificado

Macho e fêmea alimentam-se de seiva vegetal (caules, frutos) e néctar (flores). Mas a fêmea precisa se alimentar de sangue para a produção dos ovos. Ela necessita de nutrientes presentes no sangue (proteínas específicas). A postura dos ovos já pode ocorrer 3 dias após a ingestão de sangue.





Os ovos desenvolvidos são depositados em locais próximos ao ambiente aquático, em recipientes contendo água parada, geralmente um pouco acima da linha d'água. Em contato com a água os ovos eclodem em 2 dias. Após eclodirem darão origem a larvas que passarão por 4 estágios ate chegarem a uma morfologia mais desenvolvida denominada pupa. A pupa então se transformará na forma do mosquito adulto. Detalhe: mosquitos mais adaptados aos ecossistemas já conseguem se reproduzir em volumes de água cada vez menores.




O ciclo completo partindo dos ovos dura em média 7 a 10 dias. Em função deste ciclo, as regiões com possíveis reservatórios de água parada devem ser vistoriadas semanalmente. Não é correto o fato de que o mosquito se reproduz apenas em água limpa, ele pode fazer seu ciclo reprodutivo em água com muitos resíduos. 



As larvas possuem grande mobilidade 


A forma adulta possui vida média de 6 semanas. Neste período a fêmea é capaz de produzir cerca de 150 a 300 ovos. A fêmea quando não encontra locais propícios para depositar seus ovos vai espalhando-os em locais adequados. Podem ser diversos pontos em um raio de até 1500 metros. Eles são resistentes e podem sobreviver cerca de 1 ano em condições adversas (seca prolongada, por exemplo). Os ovos já podem iniciar o seu desenvolvimento para a eclosão com menos de 40 minutos de submersão na água. 

Um mosquito portador do vírus pode infectar 1 pessoa para cada lote de ovos. No entanto, segundo estudos, pode picar infectando até 4 ou 5 pessoas. Durante a sua vida curta, 1 fêmea pode infectar até 300 pessoas. 



Aedes aegypti possui menos de 1 cm de tamanho. A presença de listas brancas e negras é característica em seu corpo


Não é tão simples observar a presença deste inseto

A morfologia externa do mosquito permite que ele se torne menos visível (camuflável) em ambientes com pouca luz: debaixo das pias, atrás de portas, debaixo das camas. Ele prefere ambientes sombreados que se localizem fora da luz solar direta. A sua picada pode ocorrer em qualquer horário do dia, no entanto é mais frequente no período da manhã e no final da tarde. Mas podem ocorrer picadas à noite. Outro fato interessante: o mosquito possui substâncias anestésicas e anticoagulantes em sua saliva. Muitas pessoas podem não perceber que estão sendo picadas.


Geralmente o mosquito não realiza voos tão altos

Os voos destes mosquitos costumam ser fracos. Por este motivo grande parte das picadas ocorrem em membros inferiores, pernas e pés. Estas regiões também possuem substâncias (secreções) que os atraem pelo odor.