Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Automeris sp - a lagarta verde peçonhenta

O ciclo de vida do inseto tem duração média de 4 meses: a fase de ovo dura em média 10 dias, a fase de lagarta (imagens) terá duração de 70 a 80 dias. Após a lagarta virá a pré-pulpa com cerca de 3 semanas e, finalmente, a pulpa com pouco mais de 1 semana. 

Esta lagarta de mariposa possui coloração verde e pode ser perigosa. Em sua fase larval existe a presença de células capazes de produzir substâncias peçonhentas. Estas células ficam na base dos espículos urticantes que secretam o líquido irritante. O líquido fica armazenado no interior dos espículos e, uma vez secretado, penetra a pele, provocando as queimaduras. A peçonha é composta por  proteínas tóxicas.  Em contato com a pele as espículas podem quebrar-se, penetrando na epiderme e provocam imediatamente reação dolorosa, seguida por sintomas como eritema, inchaço, formação de vesículas e bolhas, levando à necrose superficial, ulcerações. Se o contato for com os olhos pode causar conjuntivites, reações inflamatórias profundas. Ao nível do sistema respiratório pode ainda provocar rinite e asma e, em casos mais graves, de forma rara, pode causar reações como arritmias cardíacas, dor no tórax, falta de ar, hemorragias, paralisia de membros e convulsões. Podem causar, até mesmo, consequências fatais em pessoas alérgicas, crianças e idosos.



A larva (taturana) verde e suas espículas. Imagem: Cláudio J Gontijo



A lagarta passará por 6 estágios de desenvolvimento até dar origem à mariposa, com tamanho médio de 9 cm. Alimenta-se de vários tipos de vegetais. Existem mais de 100 espécies conhecidas para o gênero Automeris. Ocorre do sul do Canadá até o norte da Argentina.



A lagarta em um dos seus diferentes estágios. Imagem: Cláudio J Gontijo


A mariposa "olho de boi" (como é popularmente conhecida). Fase final de desenvolvimento de um dos gêneros Automeris.  Imagem: web



Nem sempre as belas cores, atrativas, da natureza podem apresentar momentos inofensivos.