Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Um grande caramujo terrestre, gastrópode do gênero megalobulimus

 Determinados moluscos são capazes de secretar uma concha espiralada composta de carbonato de cálcio (natureza calcária, semelhante aos ossos), com tamanho variando entre 7 e 15 cm. Alguns deles pertencem ao gênero megalobulimus. Eles são herbívoros alimentando-se de folhas e raízes vegetais em decomposição. Existem algumas espécies carnívoras que podem se alimentar de minhocas, larvas.




A concha de um caracol. Imagem: Cláudio Gontijo


Possuem hábitos noturnos, onde se movimentam mais, e buscam locais úmidos. Enterram-se nestes locais, geralmente junto à base de vegetais. Durante o dia procuram afastar-se da exposição à luz do sol, escondendo-se desta luminosidade. Aparecem com mais frequência em períodos chuvosos.

Estes moluscos (animais de corpo mole) pertencem à classe dos gastrópodes (pés próximos à região visceral). Possuem três partes principais:

a- Massa visceral - onde estão a maior parte dos seus órgãos como: estômago, intestino, pulmão.

b- Pés - estrutura muscular ligada ao manto utilizada para a locomoção.

c- Manto - localizada abaixo da massa visceral, é uma estrutura que se mostra em grande parte no meio externo à concha. É responsável por secretar esta concha  abrigando poros genitais e órgãos do aparelho reprodutor.  


 

Reprodução

A maioria dos caramujos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois órgãos reprodutores localizados no manto. A fecundação geralmente ocorre de forma cruzada, o órgão sexual de um indivíduo fecunda o do outro e vice-versa. O acasalamento pode durar em média 10 horas.

Após a cópula cavam a superfície do solo e depositam cerca de 20 ovos, que eclodem em duas semanas. Existem determinadas espécies com alta frequência de reprodução, capazes de depositar em média  200 a 400 ovos.


Rádula

Ocorre na boca uma estrutura denominada rádula. Esta língua rudimentar, com minúsculas protuberâncias, funcionam como dentes e ralam, cortam, os alimentos a serem ingeridos.








O manto abrigando a região cefálica com tentáculos (olhos nas extremidades) e que também possuem boa capacidade sensorial.  A maioria destas espécies possuem visão limitada. Imagens: Cláudio Gontijo



Os pés e o manto são capazes de secretar uma substância mucosa que facilita a locomoção. Em situações adversas como a aproximação de um predador, o manto é recolhido e uma membrana pode fechar a abertura da concha. Muitas espécies são capazes de produzir toxinas que afugentam estes predadores.






Os caramujos podem viver de 12 a 14 nos. Existem mais de 90.000 espécies destes moluscos, incluindo os que vivem também no ambiente aquático.

Muitos destes caramujos terrestres estão em risco de extinção em função da destruição do seu habitat.
Originalmente na vegetação da mata atlântica e nas matas ciliares.