Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

quinta-feira, 24 de março de 2022

Mamão Formosa (Carica papaya)

O mamão é um fruto de grande valor nutritivo. Alguns dos seus benefícios são:

- Apresenta  grande teor de proteínas (função plástica e energética) e fibras. As fibras agem como bons reguladores do funcionamento intestinal. 

- Possui enzimas que auxiliam no metabolismo do colesterol, atuando como substâncias importantes na redução do LDL (colesterol ruim, cujo acúmulo nas artérias pode ser causa de problemas cardiovasculares). 

- É rico em betacaroteno (precursor da vitamina A).

- Suas sementes também podem ser consumidas. Possuem boa quantidade de fibras, são ricas em vitaminas A e C, e minerais como potássio, magnésio, cálcio.

O cultivo do mamão formosa é relativamente simples e possui bom rendimento. Seu frutos atingem em média 1 a 2 kg. Desenvolve-se bem em solos arenosos-argilosos, com boa drenagem. Necessita de aproximadamente 4 a 6 horas de luz solar. 

Pode-se depositar as sementes diretamente no solo (em covas de aproximadamente 20x15 cm, ou cultivar as mudas em pequenos sacos plásticos adquiridos em casas de produtos agropecuários, assim como as suas sementes. As sementes germinam em 15 dias. As mudas devem transplantadas ao atingirem tamanho de 15/20 cm. Para o plantio doméstico do mamão deve-se manter uma distância de 2,5 metros entre uma planta e outra.




                                                               


      Mamão formosa com aproximados 1,5 kg de peso (Imagens: Cláudio Gontijo)



                         

A sua vida produtiva é de cerca de três a cinco anos. Em três a quatro meses após o plantio ocorrerá a floração. Os frutos estarão formados em um período de 12 a 15 semanas.