Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Os animais de corpo mole; moluscos.

Encontramos moluscos na terra, na água doce e no mar. Embora sejam animais invertebrados, sem estrutura óssea partindo de uma espinha dorsal, muitos deles apresentam uma carapaça rígida, protetora de uma parte do seu corpo. Esta concha, como é chamada, é secretada pelo próprio corpo do animal (manto) composta de substâncias que são carbonato de cálcio, compondo o que denominamos de esqueleto externo ou exoesqueleto. Encontramos na praia diversas formas e modelos destas conchas. Na terra e na água doce a forma mais comum é o caracol, um cone torcido. 




Diversos tipos de conchas; algumas fazem a camuflagem do animal, outras repelem os predadores.




O corpo dos moluscos é dividido principalmente em três partes: cabeça, massa visceral e pés. Numa região denominada de manto, próxima aos pés, existem glândulas que secretam um muco pegajoso utilizado na locomoção e proteção do corpo. 





As vísceras envolvem os pulmões, órgãos reprodutores e digestivos. A cabeça apresenta tentáculos em cuja extremidade estão os olhos. O aparelho bucal possui uma estrutura relativamente rígida, a rádula, utilizada como uma língua capaz de preparar pedaços de vegetais a serem digeridos.


Caramujo com a concha e o par de tentáculos onde se localizam os olhos.





Estes animais dividem-se em três grupos ou classes: cefalópodes, gastrópodes e bivalves (bi- duas, valves- peças). 

Os cefalópodes não apresentam carapaça externa. Os polvos e lulas são seus principais representantes. 








 A imagem de uma lula



















O polvo no fundo do mar; um exemplo de cefalópode.










Os gastrópodes possuem uma única concha ou peça (univalves) de material rígido. Estes caracóis espalham-se pelo solo úmido, pelas margens de lagoas, rios e riachos. 


As ostras e os mexilhões são exemplos de seres vivos que fazem parte da classe dos bivalves. Apresentam duas peças (valves) protetoras da massa visceral interna. Habitam as costas rochosas marinhas, o fundo do mar e de cursos de água doce.


Os moluscos que vivem em ambiente aquático respiram por estruturas denominadas de brânquias, os terrestres possuem um sistema pulmonar.



As ostras possuem duas valves ou carapaças. Os bivalves não possuem região cefálica. Alimentam-se filtrando a água que entra no interior da concha.




Nenhum comentário: