Os buracos em troncos de árvores, em barrancos, as copas dos coqueiros de grande porte, os rochedos nas encostas das serras são aproveitados por esta espécie para a construção dos seus ninhos. A Maritaca-verde reproduz nos meses de setembro a fevereiro. A fêmea cuida da incubação dos ovos. O macho alimentará os filhotes e a sua companheira durante este período. Em cada ninho são depositados entre dois e cinco ovos. Os filhotes permanecerão por cerca de quatro semanas na companhia do casal até poderem voar.
A Maritaca-verde alimentando-se em uma goiabeira. Imagem: Cláudio Gontijo/norte de Minas |
A Maritaca-verde (Pionus maximiliani) vive em bandos de 10 a 40 exemplares, quando a alimentação é farta o número pode aumentar. Sementes, frutos, cereais, são o seu alimento predileto. Seu habitat são as matas densas, matas ciliares, vegetação do início das formações montanhosas, o cerrado e a caatinga. Vive nas regiões centrais do Brasil, no Nordeste, Sul e Centro-norte de Minas, Bolívia, Paraguai.
Muitas destas populações já foram dizimadas pelo tráfico ilegal de filhotes nas margens das rodovias e envenenados pelos agrotóxicos presentes nos arrozais.
5 comentários:
Olá
esse pássaro acho que é conhecido por aqui como caturrita, ela tenta falar. Aqui em casa tem um bando.
Tenha um ótimo dia.
Sempre que viajo para o sito do meu tio,
tem muitos bandos por lá , a natureza lá é quase intocada.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Anajá
Elas são parentes próximas, pertencem à mesma família (Psitacídeos), porém são de gêneros e espécies diferentes. As maritacas (ou maitacas) sobrevivem melhor em climas tropicais, as Caturritas em climas mais amenos.
Uma ótima noite.
Os bandos são comuns, Simone. Que bom que a natureza lá é privilegiada. Obrigado. Felicidade em sua jornada.
OLÁ CLÁUDIO, É SEMPRE BOM FALAR COM VOCÊ. ENRIQUECI MEUS CONHECIMENTOS COM MAIS ESTA AULA E ESTAS FOTOS. OBRIGADA!
Postar um comentário