Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Canário chapinha e os espinhos

Não é possível listar todos os atrativos que a natureza nos mostra em sua vastidão. Sabemos que regras apresentam exceções e que não há limites, dentro dos ecossistemas. As floradas ocorrem em períodos variados, os frutos chegam em maior ou menor abundância, as ninhadas recebem mais ou menos ovos, as cores são múltiplas, os cheiros variados.

Não há exatidão no grande bioma terrestre. Existem espécies  semelhantes, machos ou fêmeas. Existem, também, uma diversidade tão marcante que  não acreditamos que um determinado casal pertence a uma única espécie.



 
O macho, Canário-da-terra, com sua coloração amarela. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG


O canário-da-terra (Sicalis flaveola), sumido das matas mineiras por um período, é um dos exemplos de morfologias distintas em um casal.  A ciência chama de "dimorfismo sexual". O macho possui coloração amarela viva e a fêmea apresenta-se em tons pardos, acinzentados.

Estes pequenos pássaros alimentam-se principalmente de sementes e sua reprodução é feita em locais variados: buracos na madeira oca, barrancos e, até mesmo, nas casas do joão-de-barro. Neste período a fêmea deposita quatro ovos e os filhotes, a princípio... pardos, voam em três ou quatro semanas.




A fêmea  de cor  parda parece ser de outra espécie quando comparada ao macho. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG



A imagem, logo abaixo, mostra uma fêmea pousada em um galho da buganvilia. A sua aparência tranquila não é afetada nem mesmo pelos espinhos ao seu redor. É mais um fato curioso que nos mostra a natureza. Uma mistura de sutileza, beleza e perigo. Esta talvez seja uma regra imutável dos ecossistemas e de toda a existência; a certeza de que a vida uniforme e as diferenças caminham lado a lado, de que nem sempre  os caminhos são previsíveis.



                                      O pássaro e os espinhos. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG


                       

4 comentários:

Elenita Malta Pereira disse...

Oi, Cláudio,
achei teu blog. É possível perceber aqui a tua sensibilidade e amor pela natureza, especialmente pelos pássaros. Gostei muito! Tu és um ótimo fotógrafo de natureza!
Me cadastrei como membro (perfil Nita 2008) e coloquei um link para o teu blog no meu, na guia "Minha lista de blogs". Agradeço se puderes retribuir, te cadastrando como membro e colocando um link para entrada no meu também.
Grande abraço e força para continuar esse belo caminho. Elenita

Unknown disse...

Olá Cláudio, passei um bom tempo aqui admirando seu blog, gostei muito das informações, das fotos, é um belo espaço! Parabéns!

Cláudio José Gontijo disse...

Agradeço-lhe, Elenita, pela sua delicadeza e boa vontade. Acrescentei o seu blog, acima de tudo, pela sensibilidade e beleza do espaço. Um grande abraço. Que a sua jornada seja, também, cheia de vitalidade.

Cláudio José Gontijo disse...

Kaka
É sempre muito agradável quando a natureza é compartilhada. Obrigado por se colocar junto ao Plenitude. Paz e felicidade.