Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

domingo, 25 de agosto de 2013

O Voo das Aves

A evolução animal determinou um certo grau de parentesco entre répteis e aves. As duras escamas e placas ósseas de um dinossauro podem ter se transformado, ao longo de milhões de anos, em leves e resistentes penas como cobertura para a pele. Um passo à frente, que deu às aves a capacidade de se locomoverem por longas distâncias, vencendo as más condições de vida de uma determinada região ao migrarem para outra mais favorável. Aqueles pesados animais pré-históricos foram eliminados em regiões inóspitas, as aves buscaram sobreviver em locais mais adequados. 

A Lavadeira-mascarada parece se contorcer, "arranjando" suas penas. Imagem: Cláudio J Gontijo/Sete Lagoas-MG

Como as aves voam ?
Alçar voo, planar levemente no ar, em uma dança efetuada a grandes alturas, é, segurante, um sonho de muitos. Alguns fatores tornaram estes animais privilegiados.
1- Ossos pneumáticos e sacos aéreos.
Os ossos das aves possuem numerosas cavidades internas que os tornam mais leves. Essas cavidades comunicam-se em um complexo sistema respiratório, cujo ar pode ficar armazenado em "embalagens", denominadas sacos aéreos. Com este mecanismo o corpo de um pássaro torna-se menos denso, quase próximo de  flutuar durante o voo.

As cavidades dos ossos pneumáticos das aves. Imagem web


Os sacos aéreos recebem ar do sistema respiratório. Imagem web


2- Penas
Estas estruturas leves, compostas de inúmeros "fios" bem entrelaçados, presos a minúsculas armaduras córneas (parecidas com as placas protéicas formadoras dos chifres), irão compor as asas. Longas asas e batidas lentas para distâncias maiores, asas curtas e batidas muito rápidas para vôos menores e velozes.

3- Músculos peitorais
A estrutura muscular peitoral da maioria das aves é vigorosa e muito desenvolvida, podendo efetuar inúmeras contrações para um batimento contínuo das asas. Vejamos o impressionante exemplo do beija flor: este pequeno pássaro é capaz de bater as suas asas por cerca de 90 vezes em um segundo, para isso seu coração precisa "disparar" e  os batimentos cardíacos chegam a mais de 1200 vezes por minuto.

4- Metabolismo e fisiologia diferenciados.
Não há bexiga que acumule a urina nas aves. Pode se observar que as fezes saem sempre umedecidas, misturas ao líquido que compõe a urina. O processo digestório é rápido e o alimento não permanece por muito tempo no organismo, assim o corpo fica ainda mais leve para o voo.

O pequeno Beija-flor-tesoura pronto para  um vôo veloz. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG


6 comentários:

chica disse...

Que lindas fotos e interessante post. Uma semana linda! abraço,chica

Anajá Schmitz disse...

Belíssima natureza, ver esses lindos pássaros é uma alegria de como tudo é belo e maravilhoso. Parabéns pelo post, um assunto muito interessante. Quem inventou o helicóptero deve ter se inspirado no beija-flor, né. Adorei sua visita e também conhecer seu espaço cultural.
Tenha uma ótima semana.

Cláudio José Gontijo disse...

Obrigado Chica.
Antes de fechar o blog, para reiniciá-lo agora, já fui seu leitor assíduo. Espero continuar esta troca saudável.
Abraço.

Cláudio José Gontijo disse...

Anaja.

Fui criado no campo até os sete anos de idade. Como professor, fui afastado por estresse crônico. Mas acho que ainda posso ensinar de alguma forma. Com a adoração profunda que sinto pela natureza, reativei o Ver de Vida, que já possuiu mais de 40.000 visitas. Espero que sua "Vida no Campo" passe também, mesmo que ocasionalmente, por aqui.
Abraço.

angela cristina menegotto disse...

Olá Claudio,encontrei vc através de Anajá.
Também sou amante da natureza, vivo e respiro o cheiro do mato. Nasci e cresci no campo e a vida por aqui é maravilhosa. Adorei passear por aí e vou ficar. Espero que venha me conhecer e colorir meu mural de seguidores. Se gostar é só ficar. Um grande abraço com carinho.
MELISSA E ALECRIM
http://melissaealecrim.blogspot.com.br/

Simone Felic disse...

Dando uma passadinha rápida mas , volto com tempo quando a coluna deixar.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/