Logo pela manhã um dos primeiros cantos ouvidos é o do Bem-te-vi. Eles se adaptam bem ao ambiente urbano, talvez devido à sua alimentação variada. Podem ingerir com facilidade um cardápio diversificado: frutas (mamão, laranja, banana), muitos tipos de insetos, larvas (minhocas), pequenos vertebrados (lagartos,cobras) e até mesmo ovos de outros pássaros. Vivem também nos mais diferentes lugares: margem de cursos d'água, na vegetação dos campos, em áreas de cultivo e matas.
O Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) em pose especial. Imagem: Cláudio J Gontijo/Sete Lagoas-MG |
Embora possam atacar ninhos de outros pássaros, eles são valentes e não são tolerantes com outras espécies nos locais onde estabelecem seus hábitos alimentares e de reprodução. É possível observar suas investidas contra gaviões e outras aves de rapina (predadoras).
O Bem-te-vi pousa nos mais diversos lugares. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG |
É no verão que realiza seu processo de reprodução. Coleta capim e o entrelaça a galhos de pequeno porte, em partes mais protegidas e altas das árvores. Podem utilizar eventualmente locais ocos em rochas e troncos. A fêmea realiza a postura de três a quatro ovos, em média, que eclodem em duas semanas. Macho e fêmea se revesam no cuidado com o ninho. Nestas áreas não costumam ser muito hospitaleiros.
5 comentários:
Aqui perto de casa tem muitos, gosto do canto deles.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
São pássaros que sempre me transmitiram alegria, Simone.
Um abraço.
Venho agradecer seu registo no meu blogue. Tenho vários, posso
sugerir uma visita ao http://sinfoniaesol.wordpress.com que
aceita comentários, mas não seguidores.
Minha página de Facebook é: Marques Irene
Já vi que gosta de pássaros(portanto já temos uma coisa em comum)
Voltarei com mais tempo.
Um bj.
Irene Alves
Que bom que voltou com seu blog instrutivo e de muito bom gosto!
Junto a natureza deve estar mais inspirado e feliz trazendo-nos com sua sabedoria e inspiração poética mais coisas bonitas como esta que acabo de ver e aprender! Bem vindo ao blog, não apenas para nossa alegria e satisfação, mas, revivendo o Ver-de-Vida levar aos quatro cantos da terra suas lições simples e fáceis de serem assimiladas com sua técnica de bom professor, bom fotógrafo, e uma pessoa humana especial! Repito, estou contente com sua volta, beijinhos na filhinha que ja deve estar fazendo muitas artes e... os pais babaaando!!!
A amiga Celle
Agradeço-lhe Circele. Já lemos os textos um do outro há dois anos. Receber o seu reconhecimento é incentivo e responsabilidade. A Ana vem crescendo rápido e é tão ativa que às vezes é muito difícil acompanhá-la.
Grande abraço do amigo Cláudio.
Postar um comentário