Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bem-te-vi


Logo pela manhã um dos primeiros cantos ouvidos é o do Bem-te-vi. Eles se adaptam bem ao ambiente urbano, talvez devido à sua alimentação variada. Podem ingerir com facilidade um cardápio diversificado: frutas (mamão, laranja, banana), muitos tipos de insetos, larvas (minhocas), pequenos vertebrados (lagartos,cobras) e até mesmo ovos de outros pássaros. Vivem também nos mais diferentes lugares: margem de cursos d'água, na vegetação dos campos, em áreas de cultivo e matas.





O Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) em pose especial. Imagem: Cláudio J Gontijo/Sete Lagoas-MG





Embora possam atacar ninhos de outros pássaros, eles são valentes e não são tolerantes com outras espécies nos locais onde estabelecem seus hábitos alimentares e de reprodução. É possível observar suas investidas contra gaviões e outras aves de rapina (predadoras).





O Bem-te-vi pousa nos mais diversos lugares. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG





É no verão que realiza seu processo de reprodução. Coleta capim e o entrelaça a galhos de pequeno porte, em partes mais protegidas e altas das árvores. Podem utilizar eventualmente locais ocos em rochas e troncos. A fêmea realiza a postura de três a quatro ovos, em média, que eclodem em duas semanas. Macho e fêmea se revesam no cuidado com o ninho. Nestas áreas não costumam ser muito hospitaleiros.

5 comentários:

Simone Felic disse...

Aqui perto de casa tem muitos, gosto do canto deles.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Cláudio José Gontijo disse...

São pássaros que sempre me transmitiram alegria, Simone.

Um abraço.

Silenciosamente ouvindo... disse...

Venho agradecer seu registo no meu blogue. Tenho vários, posso
sugerir uma visita ao http://sinfoniaesol.wordpress.com que
aceita comentários, mas não seguidores.
Minha página de Facebook é: Marques Irene
Já vi que gosta de pássaros(portanto já temos uma coisa em comum)
Voltarei com mais tempo.
Um bj.
Irene Alves

Celle disse...

Que bom que voltou com seu blog instrutivo e de muito bom gosto!

Junto a natureza deve estar mais inspirado e feliz trazendo-nos com sua sabedoria e inspiração poética mais coisas bonitas como esta que acabo de ver e aprender! Bem vindo ao blog, não apenas para nossa alegria e satisfação, mas, revivendo o Ver-de-Vida levar aos quatro cantos da terra suas lições simples e fáceis de serem assimiladas com sua técnica de bom professor, bom fotógrafo, e uma pessoa humana especial! Repito, estou contente com sua volta, beijinhos na filhinha que ja deve estar fazendo muitas artes e... os pais babaaando!!!
A amiga Celle

Cláudio José Gontijo disse...

Agradeço-lhe Circele. Já lemos os textos um do outro há dois anos. Receber o seu reconhecimento é incentivo e responsabilidade. A Ana vem crescendo rápido e é tão ativa que às vezes é muito difícil acompanhá-la.
Grande abraço do amigo Cláudio.