O nome estranho pode ser uma alusão ao seu canto, semelhante ao gemido de um gato, ou ao fato de se locomover entre árvores de folhagem densa sem ser notado. A tarefa não deve ser das mais fáceis devido à sua cauda longa, difícil de não ser notada quando avistamos este pássaro na mata.
A longa cauda da Alma-de-gato. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG |
De plumagem com uma cor amarronzada, ferrugem, o que a Alma-de-gato (Piaya Cayana) procura são os insetos, seu alimento predileto. Mas eventualmente esta ave invade ninhos para devorar ovos e alimenta-se de pequenos anfíbios, frutas.
Não é comum observar esta espécie pousada no chão. Imagem: Cláudio J Gontijo/Lassance-MG |
A fêmea e o macho irão se revesar no cuidado com os filhotes. Em média, seis ovos serão depositados no ninho. Em duas semanas os filhotes saem dos ovos e ficarão mais 20 dias sob os cuidados do casal, até poderem voar.
O habitat desta espécie são as matas ciliares e capoeiras, principalmente. Ocorrem em quase toda a America Latina; nas regiões sul e sudeste do Brasil, com mais frequência. A destruição da Mata Atlântica afetou as suas populações.
4 comentários:
Muito lindo! Amei!
Muito fofo seus olhos vermelhos,
quanto ao canto deve ser estranho.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/
Lindos, adoro pássaros estou sempre plantando árvores e deixando frutos para eles se alimentarem por aqui e não ir embora.
Tenha uma ótima semana.
Olá querida seguindo aqui!
Vem conhecer meu cantinho.
http://evangelizando-comamor.blogspot.com.br/
Postar um comentário