Imagens: Garça-branca-grande (Ardea alba), Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)/Cláudio Gontijo

quarta-feira, 19 de março de 2014

Rolinha Fogo-apagou

O canto emitido repetidas vezes é característico das zonas rurais. Geralmente estes pássaros vivem aos pares ou em grupos pequenos. Quando soltam a cantoria peculiar (algo parecido como "fogo-pagôo") quase sempre não estão visíveis, escondem-se atrás de arbustos ou na folhagem das árvores. Por isso é comum o som se espalhar pelas áreas próximas às casas, sem identificarmos a sua origem exata.




As penas "escamadas" e a sua cor permitem camuflagem quase perfeita. Imagem: Cláudio Gontijo/Margem do Rio das Velhas/Lassance-MG




A Rolinha Fogo-apagou (Columbina squamata) também é conhecida como rolinha-carijó ou rolinha-pedrês, entre outros nomes típicos de determinadas regiões. Apresenta penas de coloração parda, bege e marrom clara, dispostas como escamas pelo pequeno corpo; daí a denominação da espécie como squamata. Habitam áreas mistas; nem totalmente abertas, nem fechadas, próximas da margem das matas ciliares, capoeiras, cerrados, pomares. Alimentam-se principalmente de sementes e pequenos frutos que encontram no chão.




                                         Vídeo: Rafael Santos



O período de reprodução desta espécie relaciona-se às condições do clima e à quantidade de alimento disponível, ocorrendo várias vezes durante o ano. O casal constrói um ninho em formato de uma tigela, entrelaçado por capim, palha e graveto. A fêmea realiza a postura de um ou dois ovos, que serão chocados pelo casal em período aproximado de duas semanas. Após a eclosão dos ovos, os filhotes terão condições de sair do ninho em mais 15 dias.

No Brasil é encontrada nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.


6 comentários:

Simone Felic disse...

Esta bem camuflada mesmo ,aqui tem uma que as penas são
mais avermelhadas ,imagino que seja outra.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Cláudio José Gontijo disse...

Provavelmente, Simone, seja a rolinha caldo-de-feijão (Columbina talpacoti). Abraço.

Celle disse...

NESSE RECANTO GOSTO DE VIR DESCANSAR É COMO SE NO MATO ESTIVESSE!

Unknown disse...

Ela come alguma fruta ou vegetal alem do xerem ( milho triturado )

Unknown disse...

Ela come alguma fruta ou vegetal alem do xerem ( milho triturado )

Cláudio José Gontijo disse...

Sua alimentação básica são as sementes de gramíneas e grãos. Pode se alimentar de pequenos frutos silvestres, ocasionalmente.